Cardápios em Braille
Já imaginou entrar em um restaurante e não saber o que pedir para comer? É exatamente isso que cerca de 10 milhões de pessoas cegas e com baixa visão enfrentam diariamente em nosso país


Os cardápios em Braille são desenvolvidos a partir da transcrição para o Sistema Braille do conteúdo dos cardápios de restaurantes, bares e hotéis.


A Urece oferece duas linhas de cardápios em Braille:


Prata:


- Impressão no sistema Braille; Homem cego em um restaurante lê o cardápio em braille.

- Encadernação em capa dura;

- Inclusão de logotipo tátil.


Ouro:


- Impressão no sistema Braille e em tinta com fonte ampliada para facilitar leitura de idosos e pessoas com baixa visão;

- Encadernação em capa dura;

- Inclusão de logotipo tátil.



Público-Alvo:


Cegos, Pessoas com baixa visão, Idosos, etc.



Por que ter um Cardápio Braille?


- Para melhor atender a uma gama maior de clientes;

- Tornar seu estabelecimento acessível;

- Cumprir a Lei Nº 3879, de 25 de Junho de 2002.



Por que produzir seu Cardápio em Braille com a Urece?


Porque 100% do valor investido é revertido para o esporte paralímpico. Além disso, a Urece possui 10 anos de experiência na produção de cardápios em Braille, tendo atendido empresas como: Bob’s, KFC, Boteco Belmonte, Casa da Feijoada, Bibi Sucos, Shenaningan’s, CT Trattorie, entre outros.



Como solicitar seu Cardápio em Braille?


Através do formulário abaixo ou, se preferir, entre em contato conosco através do email: acessibilidade@urece.org.br



SOBRE O BRAILLE:


O Braille é um sistema de leitura e escrita criado pelo francês Louis Braille no século XIX. Funciona através da combinação de seis únicos pontos (como na imagem abaixo).

Tabela com o alfabeto braille

Muita gente se confunde, mas o Braille não é uma língua à parte, e sim, um sistema que varia de acordo com os idiomas de cada local. No nosso caso aqui no Brasil, é português em braille.

Quer aprender mais sobre o Braille? O Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro, a UFRJ, disponibiliza gratutitamente através do portal intervox.nce.ufrj.br o software Brailendo, que auxilia no aprendizado do sistema.



Curta vocë também a Urece no Facebook!