Intercâmbios
A Urece acredita que para fazer o conhecimento chegar cada vez mais longe, é preciso que pessoas de lugares diferentes estejam sempre trocando informação. Para isso, trabalhamos para que atletas e voluntários atuem como agentes do conhecimento esportivo e cultural.

Em 2010, recebemos o atleta argentino Lucas Rodriguez, que faz parte da seleção argentina de futebol de 5. Lucas treinou com a equipe da Urece durante uma semana e participou da Copa Brasil de Futebol de 5.

Em 2012 realizamos dois projetos diferentes do que já havíamos experimentado. Entre maio e julho, a espanhola Alicia Acedo, que tem baixa visão, trabalhou como voluntária nas atividades esportivas da Urece. Essa foi uma parceria com a Associação espanhola Niñas del Tul. A voluntária acompanhou de perto os treinos e a rotina dos atletas, além de embarcar com eles para duas competições em Minas Gerais. Alicia recebeu aulas de orientação e mobilidade no Rio de Janeiro, aulas de português e também ajudou para que nossos atletas se familiarizassem com a língua espanhola.

De agosto a novembro, uma parceria entre a Urece e a associação alemã DBSV trouxe dois jovens alemães especializados em acessibilidade, Johanna Becker e Adrian Kosanke. Nos quatro meses de experiência, eles avaliaram diversos pontos turísticos da cidade. O fruto desse projeto será um guia de turismo acessível para pessoas com deficiência visual que queiram visitar o Rio durante a Copa do Mundo de Futebol em 2014 e as Olimpíadas e Paralimpíadas em 2016.

Johanna e Adrian participaram de uma reportagem do Programa Especial, da TV Brasil, contando sobre esse trabalho e explicando a metodologia da pesquisa que desenvolvem. Confira abaixo:

 
Curta vocë também a Urece no Facebook!