História, Missão, Visão e Valores
A Urece Esporte e Cultura para Cegos é uma associação sem fins lucrativos, localizada no Rio de Janeiro, criada em 25 de outubro de 2005, que desenvolve treinamentos esportivos, oficinas e projetos especiais para pessoas com deficiência visual de todas as idades.

Atualmente a Urece atua em quatro modalidades paralímpicas: Futebol de 5, Goalball, Atletismo e Natação.

Acreditando cada vez mais na força da transformação por meio do esporte, a Urece atua muito além da quadra para que pessoas com deficiência visual tenham sempre as potencialidades e as especificidades garantidas ao máximo no desenvolvimento das atividades.

A Associação representa um papel de vanguarda nas questões que envolvem a inclusão. Participamos, com nossos técnicos e atletas, de eventos e competições nos cinco continentes, carimbado por um trabalho de excelência, nacional e internacionalmente reconhecido.

A Urece não é feita somente para as pessoas com deficiência visual, mas também é liderada por elas. Anderson Dias, deficiente visual desde a infância, é o atual e considerado o melhor presidente da história da Assosiação. Anderson também foi campeão paralímpico de Futebol de 5, em Atenas, 2004 e e Campeão Mundial da modalidade, em 2000.

O que é Urece?

Ao contrário do que a maioria das pessoas acredita, a palavra Urece não é uma sigla. É um nome próprio, surgido entre os atletas de futebol como sinônimo de raça, vontade, entrega. Quando a associação estava sendo criada, em uma incubadora de empresas em 2004, o nome surgiu quase como uma imposição dos atletas, que queriam ver confirmado na denominação da nova associação o seu anseio de competirem por uma entidade que os respeitassem e ouvissem. Desde então, em todas as competições que a Urece participa ouve-se o grito de guerra: Urece, oba! Oba! Urece, oba! Oba!

Curta vocë também a Urece no Facebook!