Regras da Natação
A natação paralímpica é disputada no mesmo molde da natação convencional, e as regras gerais também são as parecidas, porém com algumas adaptações.

As provas da natação são todas classificadas pela letra S (swimming).

Quando a prova for nado livre, costas ou borboleta a letra “S” vem sozinha; quando a prova for nado peito (breaststroke), ela será representada pelas letras “SB”; quando a prova for nado medley, ela será representada pelas letras “SM”.

Já a classificação do atleta é representada pelos números. Os atletas de natação que têm deficiência visual são representados da letra 11 até 13. Quanto menor o número dentro da classe, maior é o grau de deficiência do atleta.

Algumas regras devem ser observadas para os nadadores com deficiência visual:

Os atletas com deficiência visual devem dar a largada obrigatoriamente do bloco.

Os atletas da classe 11 e 12 podem ter dificuldades de tocar simultaneamente na hora da virada e na hora da chegada, nas provas de nado peito e borboleta. Portanto, será permitido o toque não simultâneo na virada e na chegada, desde de que o nadador não sejam beneficiado com isso.

Os atletas da classe 11 devem usar óculos opacos para assegurar a igualdade de condições. Os nadadores da classe 11 também utilizam o tapper (bastão de espuma) que toca o atleta para avisa-lo que a borda está próxima. São utilizados tappers nas duas bordas da piscina.

Os nadadores da classe 12 escolhem se querem ou não fazer a utilização do tapper. Já os nadadores da classe 13 não podem utilizar a orientação do tapper.

S11/SB11/SM11 – O atleta é cego total ou tem alguma percepção de luz, mas não consegue reconhecer o formato de uma mão, por exemplo, em qualquer distância ou direção.

S12/SB12/SM12 – O atleta tem a percepção de vulto e consegue reconhecer o formato de uma mão, por exemplo. Tem acuidade visual de 2/60 e/ou campo visual inferior a cinco graus.

S13/SB13/SM13 – O atleta tem acuidade visual de 2/60 à acuidade visual de 6/60 e/ou campo visual de mais de cinco graus e menos de 20 graus.

Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/natacao-paraolimpica/natacao-paraolimpica.php
Curta vocë também a Urece no Facebook!