Regras do Goalball
O Goalball é um esporte de equipe, disputado por dois times de três jogadores com, no máximo, três atletas reservas. Podem competir na mesma equipe atletas das classes B1 (cego), B2 (atletas com percepção de vultos) e B3 (atletas que conseguem definir imagens), segundo as normas de classificação da Federação Internacional de Esportes para Cegos (IBSA). O Goalball é disputado nas categorias masculina e feminina.

Seis atletas sentados numa quadra de goalball

Atletas podem defender até a linha dos seis metros à frente da baliza. Foto: Anderson Silva/CBDV/Inovafoto

O jogo é disputado num espaço com as mesmas dimensões da quadra de vôlei, ou seja, 9 metros de largura e 18 de comprimento. No fundo de cada uma, localizam-se duas balizas, que abrangem todo o comprimento da quadra, 9 metro de largura e 1,3 de altura.

Os três atletas de cada equipe ficam restritos a uma área de seis metros à frente da baliza que defendem, de modo que não há qualquer contato com os oponentes. Os atletas arremessam a bola para o outro lado, tendo como objetivo fazer com que ela ultrapasse o fundo da quadra adversária, entrando assim nas balizas. Em sua trajetória, a bola precisa obrigatoriamente tocar linhas predeterminadas, de modo que ela chegue ao gol adversário junto ao chão.

Atleta arremessando a bola de costas e entre as pernas.

A bola, que pesa 1 quilo e 250 grama deve chegar ao gol adversário junto ao chão. Foto: Anderson SIlva/CBDV/Inovafoto

A bola de Goalball é especialmente desenvolvida para esse esporte. Pesando 1 quilo e 250 gramas, ela possui em seu interior um guizo que balança em seu deslocamento, permitindo que os atletas a localizem através da audição. As partidas são disputados em dois tempos de 12 minutos cada.

Todo jogador deve, obrigatoriamente, utilizar venda oftalmológica durante as partidas, de modo que um atleta com visão parcial obtenha qualquer vantagem.

Fonte: http://www.brasil2016.gov.br/pt-br/paraolimpiadas/modalidades/goalball
Curta vocë também a Urece no Facebook!