Futebol para cegos
A Urece oferece atividades de futebol para os atendidos desde 2007. Com grande poder de transformação e inclusão, a modalidade é uma grande aliada da Instituição.

O time da Urece estreou em competições oficiais em fevereiro de 2008, na Série B da Copa Brasil, disputada no Rio de Janeiro. E logo na primeira participação a Urece mostrou que veio para ser uma das principais equipes do país, ficando com a segunda colocação, o que fez com que a equipe se classificasse para a primeira divisão do Campeonato Brasileiro da modalidade.

Celeiro de grandes jogadores, a Urece é uma vitrine para atletas chegarem a seleção brasileira. Anderson Dias, presidente da Urece conquistou o Campeonato Mundial da modalidade em 2000 e foi um dos principais nomes da seleção brasileira no ouro da Paralimpíadas de Atenas, em 2004.

Em 2014 a Urece cedeu o craque Eduardo Júnior para a seleção brasileira campeã do Mundial da modalidade no mesmo ano. Em 2015 foi a vez de Liwisgton Costa defender a amarelinha nos Jogos Parapan-Americanos de Toronto e conquistar o ouro.

O futebol para cegos, além da capacidade de inclusão contribui para a melhora da orientação e mobilidade do da pessoa com deficiência visual. Devido à atenção que o atleta de futebol para cegos dá aos aspectos do jogo, acaba desenvolvendo um maior senso de direção e atenção.

Com isso, ao andar na rua ele tem mais equilíbrio além de conseguir identificar a direção em que os carros estão indo, diminuindo consideravelmente o risco de acidentes.

A melhora na postura corporal é, entre outros muitos benefícios, algo que o futebol também proporciona para os cegos. Como o contato físico é algo constante entre os jogadores, o atleta consegue ter uma postura correta no dia a dia.

Equipe técnica da Urece

Fausto Penello

Treinador


Fausto Maioli Penello é Bacharel e Licenciado em Educação Física e especialista em Biomecânica pela UFRJ. É um dos fundadores da Urece e, desde 2002, dedica-se ao trabalho com esportes para pessoas com deficiência visual em diversas modalidades. A partir de 2008 passou a treinar a equipe masculina de futebol para cegos da URECE. Professor da Estimulação Precoce do Instituto Benjamin Constant, no Rio de Janeiro e integrante do Grupo de Estudos em Educação Precoce (GEEP).

Anderson Dias

Presidente e Capitão


Formado em Fisioterapia e Pós graduado em Traumato-ortopedia com ênfase em terapia manual, Dias é o atual presidente da Urece. Além da Urece, Dias também é Presidente da Federação de Esportes para Cegos do Estado do Rio de Janeiro. Como atleta, Dias foi campeão Mundial de futebol de 5 em 2000, com a seleção brasileira e campeão Paralímpico da modalidade no ano de 2004, em Atenas.

Mário Júnior

Preparador Físico


Formado em Licenciatura Plena em Educação Física desde 1998, o preparador físico Mário Júnior é o mais novo integrante do time de futebol da Urece. Com experiência no futebol convencional internacional como preparador físico, trabalhando no Al Thadamon, do Kuwait e em clubes brasileiros como Mesquita e no Futsal do Flamengo, Mário é o responsável pela saúde dos atletas da Urece.
  • 2008

    Estreia da Urece em competições oficiais
  • 2008

    Vice-campeão do Nacional série B
  • 2010

    Vice-campeão do Regional Sudeste
  • 2011

    Campeão do Regional Sudeste
  • 2012

    Vice-campeão do Regional Sudeste
  • 2013

    Campeão do Regional Sudeste
  • 2013

    Vice-campeão do Nacional
  • 2014

    Campeão do Regional Sudeste
  • 2014

    Eduardo Júnior é campeão mundial com a seleção brasileira
  • 2014

    Terceiro colocado do Nacional
  • 2015

    Campeão do Regional Sudeste
  • 2015

    Vice campeão da Taça da Amistad (Argentina)
  • 2015

    Liwisgton Costa é campeão Parapan-Americano
Curta vocë também a Urece no Facebook!